- Área: 7940 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Peter Cuypers
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este importante projeto de transformação apresenta uma nova oportunidade de vida à zona industrial de Lucent.
O projeto transforma um edifício de escritórios da década de 70 na nova sede da 'de Alliantie', uma corporação holandesa. A intervenção mais chamativa consiste na eliminação de grandes superfícies de pisos e paredes. Isto cria um espetacular vazio de quatro pavimentos, luz e o novo coração do edifício - que conecta os diferentes departamentos.
Desta maneira o conceito de conexão é integral ao projeto. A nova sede funciona para a consolidação dos escritórios regionais da empresa e facilitam novas interações entre os funcionários e visitantes através das funções coletivas, que se centram ao redor do átrio. Estas funções incluem o hall, restaurante, biblioteca e cozinha de cada pavimento.
Espacialmente, o caráter dinâmico do átrio é acentuado pelas escadas, varandas em balanço, passarelas e paisagens, mas sobretudo pelo vazio que contorna a estrutura de concreto. Este dinamismo também é expressado na fachada: grandes superfícies de vidro entre a estrutura cortam formas parecidas ao Tetris na fachada, dando ao edifício sua nova identidade prominente.
Internamente é claro que a eliminação de pisos e paredes foram traduzidos literalmente em mais espaço e luz do dia, que agora inunda todo o edifício.
O marco estrutural no átrio é preenchido com painéis de madeira e perfis de aço perfurados. Além de sua função acústica, as paredes também incorporam várias funções, como cozinha, biblioteca, armazenamento e telas.
O antigo distrito industrial de Lucent atualmente está se transformando numa área comercial / residencial de uso misto. As últimas companhias deixaram o terreno ocioso na década de 1980 e dois dos cinco edifícios de escritórios foram mantidos. Como estavam em boas condições, estes dois edifícios poderiam ser renovados para ganhar facilmente uma nova vida. O segundo edifício também será readaptado pelo Studioninedots e será entregue ao público em 2016.